Dr Ivan de Barcelos

Exame proctológico + Anuscopia: o exame padrão-ouro para o diagnóstico de hemorroidas

Exame proctológico + Anuscopia: o exame padrão-ouro para o diagnóstico de hemorróidas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Colonoscopia não é o exame mais indicado para avaliação precisa, diagnóstico e graduação da doença hemorroidária, assim como outras afecções relacionadas ao ânus e canal anal. Ânus e Canal anal não fazem parte do exame endoscópico, o toque retal realizado segundos antes do procedimento serve apenas como dilatação e lubrificação da região para introdução do aparelho, chamado colonoscópio. Algumas vezes, achados relacionados a estas regiões podem ser descritas no laudo do exame como informação adicional, alguns coloproctologistas realizam o exame proctológico e anuscopia antes do procedimento aumentando o grau de confiabilidade, apesar do paciente estar sedado, não sendo possível realizar o exame dinâmico. Por outro lado, alterações detectadas no ânus e canal anal podem ser descritas por profissionais que não estão acostumados ao diagnósticos de lesões e doenças desta região, podendo levar a interpretações errôneas.

Portanto, o exame padrão para diagnóstico, classificação e avaliação do grau das hemorroidas, assim como excluir outras afecções que podem causar sintomas semelhantes (fissura, fístula, abscesso plicoma anal, papila anal, HPV e até câncer de ânus ou canal anal) é o Exame Proctológico seguido da Anuscopia.

Como é realizado o Exame Proctológico e a Anuscopia?

Motivo de medo e inclusive adiamento em buscar auxílio médico, o exame proctológico ao contrário do que a maioria das pessoas pensam costuma ser um exame tranquilo, rápido e pode fornecer informações valiosas ao coloproctologista para o diagnóstico correto e tratamento adequado.

É realizado em consultório, não necessita nenhum tipo de preparo ou mesmo anestesia. Com o paciente deitado para o lado esquerdo e vestes recuadas até nível dos joelhos afim de expor os glúteos e região anal, o médico inicia o exame pela inspeção da região visualizando a presença de alguma alteração externa, seguida da inspeção dinâmica e se necessário palpação da área, afim de diagnosticar alguma lesão mais profunda. Em seguida é realizado o exame de toque retal após lubrificação da região com xilocaína gel, em busca de alterações sentidas na porção final do reto e canal anal. Em algumas condições (fissura anal, trombose hemorroidária ou grandes abscessos), pode haver muita dor local evitando-se exames internos de toque e anuscopia.

A Anuscopia vem na sequência, com a introdução suave do anuscópio (instrumento tubular transparente com aproximadamente 2cm de diâmetro 10cm de extensão) via anal, afim de examinar sob visualização direta o canal anal e porção final do reto. A presença de hemorróidas internas é facilmente diagnosticada com este exame, bem como seu tamanho, posição e se há sangramento quando simulamos movimento evacuatório.

anuscopia cirurgia hemorroidas

Referências:

https://sbcp.org.br/revista/nbr222/P133_136.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *